A Energia das Ondas
O ser humano continua a sua busca através da pesquisa, para a obtenção de energia elétrica apropriada ao consumo em massa, em diversos pontos da natureza com determinados fins de exploração.
A idéia do baixo impacto ambiental, força esta pesquisa a tomar rumos até então pouco convencionais para tais desenvolvimentos.
Uma destas idéias que traz muita curiosidade é a energia das marés ou energia maremotriz.
A forma de obtenção deste tipo de energia é bem interessante, pois, temos um recurso obtido pela energia cinética e potencial entre as marés alta e baixa, com melhor aproveitamento dos projetos em que as turbinas encontram-se submersas aproveitando as fortes correntes do fundo do mar.
Diversos tipos de projetos estão sendo desenvolvidos pelo mundo, onde, a idéia de obtenção de energia através das ondas não é nova, data-se do século XII na Europa, sendo os pioneiros da exploração moderna os habitantes de uma pequena ilha alemã em 1915 chamada Husum.
Os tanques para cultivos de ostras estavam ligados pelo um canal e turbinas movimentava um pequeno geradores que servia para iluminar a aldeia.
Em 1967 os franceses construíram a primeira central maremotriz ligada a rede nacional de energia elétrica.
Enfim, o desenvolvimento continua, e o homem em sua luta incessante na conquista de avanços para aprimoramento de seus suprimentos energéticos, com a tendência do melhor aproveitamento na produção de energia elétrica no mundo sem a necessidade de tantas destruições que impactam a geologia e os diversos ecossistemas existentes em nosso planeta.
Bibliografia: A Indomável energia das marés, Superinteressante; dez - 1998
Energia das Marés, Wikipédia
Comentários
Enviar um comentário